Já pensou em como seria prático acessar, pelo Bradesco, as informações de outras instituições financeiras com as quais você tem relacionamento?
Com o Open Banking*, regulamentado pelo Banco Central do Brasil, isso será possível!
* O Open Banking entra em vigor em fevereiro de 2021, mas o compartilhamento de seus dados será permitido a partir de 15/07/2021.
VANTAGENS
Com o Open Banking, você pode ter mais controle sobre sua vida financeira ao gerenciar contas bancárias e gastos em um só lugar.
Além disso, ao compartilhar suas informações, conhecemos mais seu perfil para oferecer as melhores ofertas e condições de produtos – e você não precisa ser correntista em um banco pra participar. Basta ter algum tipo de relacionamento com a instituição.
VOCÊ É O DONO DOS SEUS DADOS
O compartilhamento de seus dados cadastrais e movimentações financeiras de outras instituições, pelo Open Banking, é feito por meio de nossos canais digitais apenas se você autorizar – e é possível cancelar essa autorização depois, se quiser.
QUAIS DADOS POSSO COMPARTILHAR?
O compartilhamento de dados do Open Banking acontecerá em 4 fases.
Fase 1 – a partir de 01/02/2021
Os dados compartilhados serão das próprias instituições financeiras, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços.
Fase 2 – a partir de 15/07/2021
Você poderá compartilhar dados cadastrais e informações de contas bancárias (depósito, poupança e pagamento), cartão de crédito e operações de crédito.
Fase 3 – a partir de 30/08/2021
Você também poderá solicitar uma autorização de pagamento e encaminhamento de proposta de operação de crédito.
Fase 4 – a partir de 15/12/2021
Outros dados poderão ser compartilhados, como operações de câmbio, investimentos, seguros e conta-salário.
Para ver mais detalhes sobre cada fase e suas datas, clique aqui
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DO OPEN BANKING
A partir da fase 1 do Open Banking, a participação é obrigatória para as maiores instituições financeiras, classificadas assim pelo Banco Central.
Na fase 3, participam – obrigatoriamente – todas as instituições detentoras de contas, transações de pagamentos ou com contrato de correspondente pelas instituições financeiras e de pagamento reguladas pelo Banco Central.
As demais instituições podem participar de forma voluntária, mas, se optarem por receber dados a partir da fase 2, tornam-se obrigatórias.
OPEN BANKING PARA DESENVOLVEDORES
O compartilhamento de dados e serviços do Open Banking acontecerá por meio de APIs (Application Programming Interface), tecnologia que permite a troca de informações de forma padronizada e segura.
Em breve, você, desenvolvedor, poderá conferir as especificações técnicas das nossas APIs em um portal exclusivo.
PIX E OPEN BANKING
O PIX possibilita fazer transações de pagamentos e transferências todos os dias, a qualquer hora e para todos os bancos. Já o Open Banking permite o compartilhamento de dados e serviços entre as instituições financeiras.
Se você quer saber mais sobre o PIX, clique aqui.
SEGURANÇA
O sistema do Open Banking foi criado para garantir a autenticidade das instituições participantes, que compartilharão os dados de forma criptografada, mas cada instituição financeira é responsável pela segurança do compartilhamento dos dados de seus clientes.
Por isso, se você receber qualquer mensagem solicitando o compartilhamento dos seus dados, só confirme seu consentimento se souber quais informações serão compartilhadas e com qual instituição.
Se tiver dúvidas, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.
O Open Banking e o Bradesco adotam todas as medidas de segurança, respeitando sempre a Lei Geral de Proteção de Dados, como você pode conferir em nossa Diretiva de Privacidade.
Para conferir o FAQ do Banco Central na íntegra, acesse aqui.
FAQ
O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas pelo Banco Central.
Pessoas física e jurídica que tenham produtos ou serviços financeiros.
Você, cliente, poderá ter mais controle sobre sua vida financeira e, ao compartilhar suas informações, as instituições conhecerão mais o seu perfil para oferecer as melhores ofertas e condições de produtos, além de outros benefícios.
Podem participar do Open Banking as instituições financeiras, de pagamento e demais instituições autorizadas pelo Banco Central.
Algumas instituições têm participação obrigatória desde o início do Open Banking, enquanto outras poderão decidir se participarão ou não.
O compartilhamento de dados do Open Banking acontecerá em 4 fases:
- Na fase 1, com início em 01/02/2021, os dados compartilhados não serão dos clientes, e sim das maiores instituições financeiras, classificadas assim pelo Banco Central, com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços. Nessa fase, a participação é obrigatória para essas instituições
- Na fase 2, a partir de 15/07/2021, você poderá compartilhar seus dados cadastrais e de transações de contas de depósito à vista, poupança, pagamento pré-pagas, cartão de crédito e operações de crédito
- Na fase 3, que começa em 30/08/2021, você pode solicitar uma transação de pagamento e encaminhamento de proposta de operação de crédito
- Na fase 4, que inicia em 15/12/2021, outros dados poderão ser compartilhados, como operações de câmbio, investimentos, seguros e conta-salário
O compartilhamento dos seus dados, feito por um ambiente digital seguro, acontece apenas se você autorizar – e é possível cancelar essa autorização depois, se quiser.
Só você pode autorizar o compartilhamento dos seus dados, que será feito sempre em um ambiente digital seguro, por meio dos processos de autenticação que já usa.
A partir de 15/07/2021, você poderá autorizar o compartilhamento de seus dados cadastrais e transacionais de contas de depósito à vista, poupança, pagamento pré-pagas, cartão de crédito e operações de crédito.
A partir de 15/07/2021, você poderá compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de pagamento e demais instituições participantes do Open Banking, autorizadas pelo Banco Central.
Primeiro, é necessário fornecer seu consentimento no ambiente da instituição que vai acessar seus dados. Em seguida, você será redirecionado para sua instituição financeira ou de pagamento atual para autenticar sua identidade e confirmar o compartilhamento.
Não. O compartilhamento entre as instituições participantes do Open Banking não pode acontecer sem o seu consentimento.
Você poderá autorizar o compartilhamento de seus dados por meio de canais digitais, como app e internet banking, das instituições financeiras ou de pagamentos.
Não, a adesão ao Open Banking é gratuita.
Sim. A partir de 15/07/2021, você poderá selecionar os dados que serão compartilhados.
A segurança com os dados dos clientes é um dos princípios do Open Banking. Por isso, as instituições participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas.
Sim. Você pode pedir o cancelamento do compartilhamento na instituição em que deu o consentimento ou na instituição que transmitiu seus dados.
Sim, desde que você permita e seja uma instituição autorizada pelo Banco Central.
Essa funcionalidade estará disponível a partir de 30 de agosto de 2021.
Ao receber qualquer mensagem solicitando o compartilhamento dos seus dados, só confirme seu consentimento se souber quais informações serão compartilhadas e com qual instituição. Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.
Sim. Para compartilhar dados pelo Open Banking, basta ter algum tipo de relacionamento com a instituição, assim, você consegue fazer o compartilhamento dos dados se autenticando por um de seus canais digitais.
O compartilhamento de dados e serviços do Open Banking acontecerá por meio de APIs (Application Programming Interface), que é uma tecnologia que permite a troca de informações de forma padronizada e segura.
Em breve, teremos um portal exclusivo com as especificações técnicas das nossas APIs.
API (Application Programming Interface) é uma tecnologia usada para permitir a troca de informações de forma padronizada em um sistema seguro. O Open Banking será feito por meio de APIs.
O PIX é uma solução que permite fazer transferências e pagamentos instantâneos todos os dias, a qualquer hora e para todos os bancos.
Já o Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços pelas instituições autorizadas pelo Banco Central.
O PIX, que permite fazer transferências e pagamentos instantâneos a qualquer hora, dia e para todos os bancos, pode ser utilizado independentemente se você aderiu ou não ao Open Banking. Para saber mais sobre o PIX, clique aqui.
O Open Banking e o Bradesco adotam todas as medidas de segurança, respeitando sempre a Lei Geral de Proteção de Dados, como você pode conferir em nossa Diretiva de Privacidade.
Para conferir o FAQ do Banco Central na íntegra, acesse aqui.